Feedback – Como fazer feedback corretivo sem medo.
O feedback corretivo talvez seja o mais difícil de todos. Quem precisa fazer o feedback quanto a algo a ser melhorado, costuma sentir desconforto porque tem receio de causar um desentendimento ou chatear o colega de trabalho. Sabe por que isso acontece as vezes? Porque temos o mal hábito de julgar o comportamento das pessoas, fazemos julgamento de valor, e essa postura acaba sendo muito ofensiva.
Por exemplo: você foi irresponsável, não vejo compromisso da sua parte quanto às metas estabelecidas… Isso é ruim, porque não ajuda a resolver o problema, cria mais resistência pois o “acusado” tende a se defender. Para que isso não aconteça procure:
1. Foque na situação causa do problema, ao invés de fazer de acusações ou julgamento de valor, e explique o impacto que isso traz à empresa e as pessoas. Ainda ajuda você complementar dizendo como VOCÊ SE SENTE em relação a isso! Quando você traz fatos, fica mais fácil a pessoa entender o problema! Quando você fala o que sente, você cria mais conexão, e seus sentimentos são inquestionáveis, certo, não é passível de contra argumentação.
2. Procure fazer essa conversa em particular, e tome cuidado.
3. Se estiver nervoso, converse.mais tarde ou no dia seguinte. 4. Mas nunca deixe passar muito tempo, okay, quanto mais próximo da ocorrência, você fizer o feedback, melhor os resultados.
Acho que ficou mais fácil, né! Mas o post de amanhã, da nossa saga de dicas semanais sobre feedback, teremos mais técnicas práticas para o feedback.
Está gostando? Então indique para um amigo!